quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Por trás de um mundo de ilusões






Ontem resolvi sentar um pouco no banco da praça aqui ao lado de casa pra ficar sem fazer nada por alguns instantes, uma moça chegou e me cumprimentou, sabia o meu nome e eu,... (quem é essa pessoa?), ela percebeu minha cara de indagação e se apresentou, foi colega minha de escola, nos tempos de ginásio, nunca mais tinha visto e ela mudou um bocado, sem aparelhos e óculos fundo de garafa, puxa, como o tempo lhe fez bem.


Moça bonita, bem arrumada, foi levar os filhos pra brincar na praça, três crianças lindas e adoráveis, e olha que apesar de ser pai, não tenho muita paciência com criança, mas pra mim três crianças que brincam tranquilas enquanto a mão pode conversar, puxa, que passo para a evulução.


Bem, começamos a falar e não sei porque ela resolveu se abrir comigo. Sabe quando alguém está precisando desabafar e sente-se aliviado por encontrar qualquer pessoa que transmita alguma confiança? O que ouvi foi muito pesado, me fez pensar nos problemas, cada um tem o seu, e todos acreditam que é o pior, mas tudo é uma questão de ponto de vista.



Ela é casada, como disse tem três filhos, vive uma vida confortável, mora em uma casa linda, tem um marido lindo, (mostrou-me fotos e tive que segurar-me para não suspirar), enfim, tudo o que muita gente acredita ser necessário para ser feliz.



O marido, pelo que ela me contou, um ser adorável, faz de tudo pra realizar todas as suas vontades, viajens, shows, bons restaurantes, roupas e acessórios, enfim, ela fez aos olhos de muitos um casamentão.



Mas tudo muito perfeito, alguma coisa devia estar errada, ela não me parecia feliz. Percebi uma aflição escondida por trás do mundo cor-de-rosa, um grito que ecoava em silêncio e eu consegui ouvir um pedido de socorro. Perguntei o que faltava, o que ainda ela não tinha e nem me espantei quando ela me disse que precisava de paz.



O marido, aquele ser perfeito ao olhar de muitos, tem um problema muito grave, é usuário de drogas e tem se afundado a cada dia mais nessa estrada que oferece poucas opções de retorno. Ele sempre gostou de bebidas, bebia socialmente e ocasionalmente tomava uns porres, o que é muito comum, só que aos poucos ela percebia que ele se distanciava, o sexo foi diminuindo, ele ficava mais tempo fora de casa. Uma amante, ela logo desconfiou, começou a marcar em cima, ligar pra saber onde ele estava e depois de algumas discuções, ele revelou o nome da amante, cocaína.



Já faz tempo que ele é usuário e ela convive com isso a alguns anos, ele trabalha, cumpre suas obrigações, é um bom pai, mas falta como marido, não consegue mais manter relações com a esposa. A alguns meses, ela o surpreendeu no banheiro de seu quarto, ele andava meio esquisito, ficava muito tempo enfiado dentro do banheiro, mas ela não tinha noção do que estava acontecendo, foi um choque ao descobrir que ele estava fumando pedras de crack, e como vêmos e conhecemos, o crack é um sub-produto da cocaína, e traz efeitos devastadores e irreversíveis ao cérebro.



Ela chorou ao me contar essa história, disse que já falou diversas vezes com ele, ofereceu ajuda, mas ele não parece muito interessado em deixar essa vida. Fico meio impedido de dar alguma ajuda prática, ele nem me conhece e acho que não gostaria de saber que sua mulher contou essa história a alguém. Ofereci meus ouvidos, dei os meus telefones e estou pesquisando formas de ajuda.



Por que resolvi publicar essa história? Não acredito que ele tenha começado nessa vida já na cocaína, teve algumas bobeirinhas além da bebida, que ele já devia ter experimentado, uma balinha quem sabe, um cigarrinho de maconha,... um dia já não satisfaz mais, chega um dia que precisa partir para algo mais forte, que garanta uma sensação de liberdade maior, e o final é sempre desgraça, perdas e danos materiais e morais, uma família em destroços, alguém sempre chora no final.



Pense antes de experimentar, a droga é uma merda!





2 comentários:

VINCENZO GONZAGA disse...

Olá
Realmente a droga destrói muitos lares.
Algumas pessoas são tão idiotas que decidem experimentar uma vez e acabam com sua vida por este ato irresponsável.
E sobre casais...tenho medo de casais perfeitinhos, pois é nestes relacioamentos que estão os maiores problemas.
gostei do seu blog.
abraçao

Tânia N. disse...

Casais perfeitos?Fuja deles!rs!
Beijocas,